Quais são os médicos envolvidos no diagnóstico do câncer de nasofaringe?4
O diagnóstico do câncer de nasofaringe deve ser feito por médico especializado e experiente que desconfie do conjunto de sintomas do paciente.
Especialista em doenças do ouvido, nariz e garganta, capaz de realizar exames físicos, endoscopia da nasofaringe e encaminhar para biópsia.
Especializado em cirurgias da região da cabeça e pescoço, pode realizar biópsias e avaliar a extensão do tumor através de exames de imagem.
Médico especializado na análise de tecidos sob microscópio, que confirma ou nega o diagnóstico de câncer a partir da análise da biópsia.
Como o câncer de nasofaringe é diagnosticado?2
Para diagnosticar o câncer de nasofaringe, seu médico pode considerar o seguinte:
Quando você se encontra com um profissional de saúde, ele pode perguntar sobre sua saúde e seu histórico médico.
Ele também pode perguntar sobre o histórico médico de sua família para determinar se isso pode ser um fator de risco.
A imagem ilustra o procedimento médico para diagnosticar o câncer de nasofaringe.
O profissional de saúde perguntará sobre quaisquer sintomas que você esteja apresentando.
Ele o examinará para procurar sinais de câncer de nasofaringe e precisará realizar testes adicionais para entender melhor sua condição e seus efeitos. Esses exames podem incluir:
- Estudo radiológico ( PET scan, tomografia computadorizada, ressonância magnétic e/ou ultrassom)
- Nasofibrolaringoscopia
- Biópsia/exames laboratoriais
- Teste de audição
Quais os estágios do câncer de nasofaringe2
A classificação do câncer de nasofaringe (estadiamento) é determinada por vários fatores, incluindo o tamanho e a localização do tumor e o quanto as células cancerígenas se espalharam.
A escolha do tratamento depende do estágio do câncer, da saúde geral do paciente e de outros fatores individuais.
Quais são os médicos responsáveis pelo plano de tratamento?5
Em geral, a decisão sobre o tratamento do câncer de nasofaringe é feita por uma equipe multidisciplinar de especialistas: oncologista clínico, radioterapeuta e, em alguns casos, cirurgião de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista.
Pode ser envolvido em casos onde a cirurgia é necessária, por exemplo, para remover gânglios linfáticos afetados ou em situações de recorrência do tumor.
Planeja e aplica a radioterapia, que é o tratamento principal para a maioria dos casos de câncer de nasofaringe.
Define o tipo de quimioterapia a ser utilizada, se necessário, e como ela deve ser combinada com outros tratamentos.
Quais são os outros profissionais de saúde envolvidos no apoio ao tratamento?5
Como o câncer de nasofaringe é tratado?2
A escolha do tratamento depende do estágio do câncer, da saúde geral do paciente e de outros fatores individuais. O plano de tratamento para câncer de nasofaringe pode incluir uma combinação de vários tratamentos, como:
Glossário
Referências
- AMERICAN CANCER SOCIETY. About nasopharyngeal cancer. 2023. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/types/ nasopharyngeal-cancer/about.html. Acesso em: 9 maio 2025.
- CLEVELAND CLINIC. Nasopharyngeal cancer: symptoms, causes & treatment. 2023. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/ diseases/21661-nasopharyngeal-cancer. Acesso em: 9 maio 2025.
- RADAR DO CÂNCER. Câncer de nasofaringe. 2023. Disponível em: https://radardocancer.org.br/cancer-nasofaringe. Acesso em: 9 maio 2025.
- GRUPO ONCOCLÍNICAS. Câncer de nasofaringe. 2023. Disponível em: https://grupooncoclinicas.com/tudo-sobre-o-cancer/ tipos-de-cancer/cancer-de-nasofaringe. Acesso em: 9 maio 2025.
- INSTITUTO ONCOGUIA. Tratamentos do câncer de nasofaringe. 2022. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/ tratamentos/2889/518/. Acesso em: 9 maio 2025.
Quimioterapia
Radioterapia
Quimiorradiação
Cirurgia